Descrição do Projeto

                     

 

1.      NFP-e - Nota Fiscal de Produtor Eletrônico

A NFP-e é uma Nota Fiscal eletrônica que foi adequada para o produtor rural emitir por meio de sistema eletrônico disponibilizado pela SEFA no BST.

Na Consulta Completa da NF-e podem ser consultadas as NFP-e emitidas em Homologação e em Produção.

Homologação (ambiente de testes/ treinamento) – NFP-e sem validade jurídica

As NFP-e emitidas nos casos de testes, treinamento são autorizadas em um ambiente de homologação, sem validade jurídica.

O ambiente de Homologação é específico para a realização de testes e capacitação e está disponível, para os produtores rurais ativos.

Produção – NFP-e com validade jurídica

As NFP-e emitidas para acobertar uma operação de produtor rural, autorizadas em um ambiente de Produção, com validade jurídica. Apenas as NFP-e autorizadas no ambiente de Produção podem ser utilizadas como documento fiscal regular.

O ambiente de Produção está disponível,para os produtores rurais ativos no site BSTSystem.

Este Programa BST destina-se aos produtores rurais, inscritos e ativos no cadastro de produtor primário da Secretaria de Estado da Fazenda e que optaram pela emissão de documentos fiscais eletrônicos.

O produtor terá acesso ao Sistema de emissão da NFP-e, à consultas e à relatórios em aplicações específicas que se encontram no PERFIL PRODUTOR PRIMÁRIO.

Disponibilizamos um Manual de Orientação para preenchimento da NFP-e detalhado e com exemplos para situações típicas de uso.
 

Os serviços são de uso facultativo e gratuito, oferecendo aos usuários a opção de emitir a Nota Fiscal, de forma eletrônica, pela internet, sendo a emissão baseada nas hipóteses de uso da Nota Fiscal de Produtor, já previstas na Legislação Tributária Estadual vigente.

Os principais benefícios para o contribuinte que utiliza a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica são os seguintes:

- redução de custos, devido à informatização do sistema, pois a NFP-e será autorizada eletronicamente e somente uma via da DANFE será impressa para acompanhar o transporte;

- poderá ser utilizada para toda e qualquer saída do produtor, incluindo a venda de máquinas usadas, equipamentos usados, insumos agropecuários entre produtores, enfim todas as saídas do produtor inclusive para registrar operações do ISS, principalmente as atividades do turismo rural da agricultura familiar;

- a eliminação de erros de digitação, pois diversos dados serão importados, outros sugeridos e validados, antes da autorização da NFP-e;

 

 

2.      NFP-e - Nota Fiscal de Produtor Eletrônico 

 

É um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias.

A NFP-e possui as mesmas atribuições e validade jurídica da Nota Fiscal de Produtor, em papel, modelo 4.

A NFP-e é uma Nota Fiscal eletrônica, modelo 55, que foi adequada para o produtor rural emitir por meio de sistema eletrônico disponibilizado pela SEFA/PR no Portal Receita/PR.

 

 

BENEFÍCIOS PARA O PRODUTOR COM A EMISSÃO DA NFP-e

 

§                                 Eliminação da prestação de contas na Prefeitura;

§                                 Redução de erros de escrituração;

§                                 A emissão poderá ser feita em qualquer lugar que possua computador com acesso à internet e impressora, evitando que o produtor perca tempo em ir à Prefeitura para retirar notas.

BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE 

 

§                                 Redução do consumo de papel, com impacto em termos ecológicos;

§                                 Incentivo ao uso de novas tecnologias;

§                                 Redução de gastos públicos.

 

EMISSÃO DE NFP-e

 

O Sistema emissor de NFP-e está disponível no sistema de automação comercial BST-System. O produtor rural deve se tornar usuário Sistema para ter acesso ao emissor de NFP-e.

Obrigatoriedade da NFP-e

 

A partir de 01/01/2020 todas as operações interestaduais (vendas para outros Estados) de produtor rural devem ser realizadas com a Nota Fiscal de Produtor eletrônica – NFP-e, sendo vedada a utilização da Nota Fiscal de Produtor Rural em papel (modelo 4).

 

Nas operações internas (vendas dentro do Estado), o produtor poderá emitir a NFP-e, se houver interesse, ou permanecer utilizando a Nota fiscal em papel.

 

Modulo contábil onde o contador poder ter acesso as emissão de NFP-e por cliente

 

 

 

 

 

BST-System Primeiro sistema a gera NFP-e no estado de Mato Grosso.

Cliente

Wandson